Antes eu escrevi algumas dicas do que levar e como se preparar fisíca e mentalmente para a Comiket. Agora falaremos sobre a parte mais importante: Pesquisa de campo preemptiva! (●ↀωↀ●)✧
Parte 2 – Como descobrir artistas e círculos interessantes
Toda Comiket tem um catálogo enorme com o circle cut de todos os artistas, mostrando o dia e o local onde ficarão, e mapas do evento. Esse catálogo pode ser comprado com antecedência em qualquer loja de doujin (Toranoana, Melonbooks e acho que até a Mandarake vendem) ou na porta no dia do evento. Mas essa porra pesa. Pelo menos 3 quilos. Pode não ser uma boa idéia ficar andando com esse peso extra, ou perder valioso tempo de evento procurando coisas legais no catálogo.
O que fazer então? Tem algumas alternativas de como procurar coisas legais antes da Comiket…
1 – Comprar o catálogo e folhear
O catalogo nada mais é do que uma coleção de circle cuts. A primeira vista um circle cut não diz muito sobre o que vai estar sendo vendido, mas é bem fácil de descobrir em que seção está algo que te interessa só de folhear. A arte no circle cut também dá uma boa idéia da especialidade do circle e se vai te agradar.
Além disso, o catalogo vem com cópias do mapa da comiket, o que pode ser bem útil. Eu costumo anotar só a seção e numero do circle, mas algumas pessoas circulam/pintam a mesa deles no mapa para se localizarem melhor.
Como folhear o catalogo:
Uma página do catálogo é uma amostra de vários circle cuts seguidos, seguindo a ordem em que são dispostos nos corredores. Na parte superior você pode ver qual seção está vendo (a página da direita – ゆ35~よ5), no canto central da página quais halls são esse (西1-2) e em cima de cada cut o número da mesa de cada circle (sendo o que está em branco o mesmo que o anterior, mas o lado B). Esse よ grande no meio da página indica que a partir dali é um novo corredor.
O catálogo é dividido em três partes principais, cada uma de uma cor diferente, sendo cada uma dessas um dia diferente. Cada dia é dividido em mais três partes, que são os halls diferentes: 東1-3, 東4-6 e 西1-2 – 東(Higashi) sendo Leste e 西(Nishi) Oeste.
Os halls da Comiket são divididos em corredores. Cada corredor é representado por uma letra, e cada mesa desse corredor é um número, sendo que cada mesa é dividida entre A e B. A união dessas informações é a localização de um circle: Por exemplo, 2日東Y29A se referiria a mesa 29A do corredor Y no hall Higashi(Leste) no segundo dia do evento.
Nessa foto você também pode ver que existem algumas mesas fora desses corredores. Essas são chamadas de wall circles, e em geral são circles mais populares e que formam fila e esgotam rápido.
O catálogo também possui uma lista alfabética com o nome de todos os circles, então se estiver procurando um circle específico e souber direitinho o nome dele, também pode procurar por ela.
2 – Procurar no Web Catalog
O Web Catalog é a versão digital do catálogo. Lá você pode pesquisar por palavras chaves e ver um mapa digital do evento. Para usar é preciso se registrar no Circle.ms, a database de Circles da Comiket, mas a versão browser do Web Catalog é grátis. É preciso pagar por uma conta Premium para usar a versão mobile.

A pagina inicial do Web Catalog mostra os halls e os genêros que estão neles a cada dia. Você pode mudar o dia clicando na aba 2日間 ou 3日間 para o segundo e terceiro dia, reespectivamente.

Ao clicar em um dos halls, o mapa daquele hall é exibido. Se você tiver Bookmarked algum circle, ele vai aparecer colorido nesse mapa.

Ao clicar na segunda aba na parte superior, você pode ver uma versão digital do catálogo e pode pesquisar palavras chaves

Uma pesquisa de palavra chave (C-cade o fandom da Tao…? ;_;). Aqui você pode Bookmarkear o que gostar com uma cor de sua escolha.
A terceira aba (お気に入り) lista seus Bookmarks.
3 – Procurar no Pixiv/Twitter
Esse é o modo que mais usei até agora, parte porque não sabia que o web catalog era grátis. A grande maioria dos artistas promove o que estará vendendo no Pixiv, e é um modo legal de encontrar coisas interessantes – em especial de fandom menores. O segredo é procurar a palavra chave do evento – nesse caso, C88.
Por exemplo, a mesma pesquisa que fiz acima. Procurando por タオカカ C88, esse é o resultado:
No caso do Pixiv, para descobrir o local do circle há dois jeitos: O mais comum é ver o nome do artista. Frequentemente os artistas mudam seu nome para dizer o local onde estarão. Isso é bem prático, pois você pode descobrir quais artistas que você segue estarão na Comiket só de ver os nomes na sua lista de Following.
O segundo modo é ver a submission deles relacionada a Comiket. Muitas vezes eles escrevem o local na descrição ou na própria imagem.

Nesse caso, o local do circle está escrito no nome do artista – 金 Q-45a. 金 nesse caso significa sexta feira
A vantagem do Pixiv, além de poder seguir os artistas que você gosta, é poder ver um preview do doujin que eles estarão levando. A descrição de todos os itens que eles terão costuma ser mais completa no Pixiv que no Catalog também, já que o foco do Catalog são os circle cuts.

Um exemplo de como os circles costumam fazer sample do que terão na mesa. Muitas vezes eles fazem preview individual de algumas paginas de cada doujin também.
O pixiv também tem sua própria integração com a Comiket, tendo uma página própria de circles que registraram que irão participar: http://www.pixiv.net/event_detail.php?event_id=4828
…….
…Uffs! Bem, creio que seja só isso!! Os posts são longos, mas espero que com isso possa ter ajudado alguém a ter uma Comiket mais proveitosa, e um bolso mais leve! ヽ(。ゝω・。)ノ Vejo vocês lá! ★